Skip to content

Queimaram a Galiza (e mais que há arder)

23/10/2017

Foi um ataque à Galiza, mas não de mãos de “quatro tolos”. Foto: Galiza Contrainfo.

O tema dos incêndios florestais na Galiza (e Portugal) responde verdadeiramente a causas complexas das que muito têm falado, e bem, pessoas que sabem melhor do que eu como funciona e que precisa o monte (aqui uma análise mais geográfica e esquemática).

Até parecia que em Portugal começavam a activar nova legislação ao respeito… Mas para esta última vaga de fogos não chegou a tempo.

Cobiça, desleixo, incompetência, ignorância, desordem, o cancro de ENCE-ELNOSA e os seus eucaliptos, etc. Elementos combinados que precipitam eventos que não acontecem no nosso entorno geográfico natural (Europa Atlântica), nem em lugares com condições físicas semelhantes às nossas e que contam com massas florestais imensas onde nunca arde nada, além de genuínos acidentes naturais ou muito escasas negligências humanas. Realmente, aqui “ocupa-se o território para que o sistema capitalista tenha espaços para extrair matérias primas“. Disque isso é uma característica dum colonialismo de livro.

No caso galego, ademais, o problema vê-se agravado por uma ingerência forânea secular que resulta numa desorganização territorial geral. A recentemente aprovada “Lei de Fomento das Iniciativas Empresariais en Galicia“, a.k.a. Lei de Depredação da Galiza, é boa mostra, abrindo a porta à instalação de todo tipo de indústrias pesadas, nomeadamente minaria, mesmo em zonas ambientais protegidas. Isto dias depois de terem queimado 48.100 hectares. Dissimulos para quê?

Aqui recomendo (desculpas pela auto-cita mas acho que vem à tona) uma entrevista onde falei de forma resumida da desfeita territorial generalizada deste País. Para quem quiser algo mais heavy e elaborado está este texto académico que vem sendo um resumo da minha tese de MPhil sobre o caos do planeamento territorial galego, ou mais bem, da sua falta.

Por enquanto, estaremos nas ruas.

PD. Manifesto da IDG, onde faço parte activa, claro.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: