Um encontro anual único
Já de volta das IV Jornadas das Letras Galego-Portuguesas, um simples “obrigado” não chega para expressar todas as sensações, emoções, e agradecimento às e aos organizadores (colectivo Desperta do Teu Sono e Junta de Freguesia de Pitões das Júnias-Concelho de Montalegre) e outras entidades apoiantes, assim como a todos e todas as assistentes, palestrantes e o povo de Pitões.
Em verdade, estes dias marcam um lindo convívio e um debate ao mais alto nível, absolutamente único na nossa terra. Assim também, as actas das edições anteriores (recém saídas do prelo e já disponíveis para o público), constituem de facto um resumo das mais avançadas e actualizadas investigações sobre o celtismo galaico, relações transfronteiriças e cultura galega-portuguesa dos últimos anos. E bem sabemos o que custa publicar nada, mais quando falamos de temas quase tabu, hoje em dia.
Nessas actas está incluída a palestra que tive a honra de ler no ano passado. Recomendo a compra e leitura completa de todo o livro, mas podem sempre aceder e descarregar o meu texto aqui:
– “A utilidade do celtismo. Celticidade galaica no S. XXI” (*.pdf, 122kb).
Aguardo, aliás, poder editar e fazer pública a palestra deste ano mais cedo do que tarde, que nesta ocasião levava o título de “Sobrevivência da antiga religião galaica e concomitâncias na Europa atlântica”. Chegado o tempo, irá tudo colocado no apartado de “obra”, neste mesmo blogue.
Em fim, repito os meus melhores desejos para este inestimável projecto que sobrevive graças ao trabalho totalmente abnegado da gente de Pitões e do DTS e, mais outra vez, bem haja!
PD. Leia aqui a crónica institucional, e aqui a de Desperta do Teu Sono.