Skip to content

Um encontro anual único

02/06/2015
Começando a apresentação

Começando a apresentação deste ano.

Já de volta das IV Jornadas das Letras Galego-Portuguesas, um simples “obrigado” não chega para expressar todas as sensações, emoções, e agradecimento às e aos organizadores (colectivo Desperta do Teu Sono e Junta de Freguesia de Pitões das Júnias-Concelho de Montalegre) e outras entidades apoiantes, assim como a todos e todas as assistentes, palestrantes e o povo de Pitões.

Em verdade, estes dias marcam um lindo convívio e um debate ao mais alto nível, absolutamente único na nossa terra. Assim também, as actas das edições anteriores (recém saídas do prelo e já disponíveis para o público), constituem de facto um resumo das mais avançadas e actualizadas investigações sobre o celtismo galaico, relações transfronteiriças e cultura galega-portuguesa dos últimos anos. E bem sabemos o que custa publicar nada, mais quando falamos de temas quase tabu, hoje em dia.

Nessas actas está incluída a palestra que tive a honra de ler no ano passado. Recomendo a compra e leitura completa de todo o livro, mas podem sempre aceder e descarregar o meu texto aqui:

– “A utilidade do celtismo. Celticidade galaica no S. XXI” (*.pdf, 122kb).

Aguardo, aliás, poder editar e fazer pública a palestra deste ano mais cedo do que tarde, que nesta ocasião levava o título de “Sobrevivência da antiga religião galaica e concomitâncias na Europa atlântica”. Chegado o tempo, irá tudo colocado no apartado de “obra”, neste mesmo blogue.

Em fim, repito os meus melhores desejos para este inestimável projecto que sobrevive graças ao trabalho totalmente abnegado da gente de Pitões e do DTS e, mais outra vez, bem haja!

PD. Leia aqui a crónica institucional, e aqui a de Desperta do Teu Sono.

A capa das actas das três edições anteriores, disponível já para o público.

A capa das actas das três edições anteriores, num único volume, disponíveis já para o público nestes tempos onde publicar em papel é um acto que fica perto do heroísmo.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: